Aprenda a fazer diferentes tipos de massa para que você tenha massa fresca nos almoços de domingo sempre que quiser
Se você é uma daquelas pessoas que não pode ver um prato de tipos de massa, de nhoque ou macarrão que já tem vontade de comer, esta matéria é pra você. Afinal, nada melhor do que chamar amigos ou familiares para receber em casa e colocar a conversa em dia com um belo prato.
E você sabia que dá para preparar todos tipos de massas em casa? Assim, além do sabor inconfundível da massa caseira, você ainda tem toda a terapia que fazer massa fresca exige. E o que você vai precisar?
Os ingredientes e utensílios necessários dependem dos tipos de massa, mas já adiantamos que uma boa batedeira vai ser fundamental para conseguir obter a consistência tão lisa que se deseja. Depois disso, todos os itens podem ser adaptados à sua necessidade e sabor em todos tipos de massa.
Conteúdo abordado
Receita de massa fresca
O segredo de uma boa massa é trabalhar com a massa fresca, trazendo todo aquele sabor artesanal. Para fazer uma massa assim, você vai precisar de:
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (chá) de sal
- 4 ovos
- Farinha de trigo para polvilhar a bancada
Modo de preparo: em uma tigela grande, misture com carinho o sal e a farinha, de modo que depois fique um buraco no meio. Em seguida, adicione os ovos e com um garfo vá incorporando a farinha aos ovos com cuidado.
Quando ela estiver homogênea, transfira a massa para uma bancada enfarinhada, amassando bem até que ela fique lisinha e bem macia (esse processo demora cerca de 15 minutos). Se você tem uma batedeira própria para massas, faça esse processo na máquina, usando o garfo específico para isso.
Depois de todo esse processo, enrole a massa com plástico filme e deixe-a descansar por pelo menos 30 minutos. Em seguida, polvilhe com farinha a bancada e divida a massa em quatro partes iguais.
Pronto! Você tem a massa fresca para fazer o tipo de corte que desejar, do macarrão ao talharim e para todos tipos de massa.
Receita de nhoque
Para fazer o verdadeiro nhoque de batata, você vai precisar:
- 1 kg de batatas
- 1 ovo
- 200g de farinha de trigo
- Sal
- Noz-moscada
Modo de preparo: lave as batatas e cozinhe-as até ter ponto de purê. Lembre-se de fazer com a batata ainda com casca para evitar que ela absorva o excesso de água. Se preferir, tempere a água com sal para que a batata já saia salgada.
Depois de cozidas, remova a casca da batata e passe-as no espremedor para que esfriem. Numa tigela à parte, misture as batatas amassadas com 3/4 da farinha de trigo. Coloque sal, noz-moscada e o ovo. Misture amassando pelo menor tempo possível.
Corte a massa pronta e abra sobre uma mesa farinhada (com o que sobrou da farinha), formando pequenos cilindros, as bolinhas do nhoque. Eles terão que ter aproximadamente 2 centímetros de comprimento. Leve o nhoque para cozinhar em uma panela larga, que já tenha água o suficiente (temperada com sal).
Quando as bolinhas subirem para a superfície da panela, escorra a água e finalize o nhoque com o molho que você desejar.
E como combinar todos tipos de massa com o molho?
Fusilli e penne, por conter curvas e buracos, podem ser combinados com molhos mais encorpados, como bolonhesa ou a base de queijos ou legumes salteados.
O capellini, por sua vez, pode combinar com molhos mais leves e mais simples, como sopas, bechamel e sugo. Ravioli, conchiglione e canelone fazem parte da família de massas recheadas. Por conta disso, também combinam bem com molho sugo, bechamel ou alfredo. Se o acompanhamento for carne branca, o molho de quatro queijos cai superbem.