Apagões são imprevisíveis, mas existem maneiras de evitar e proteger os eletrodomésticos em apagões para que não queimem nessas situações
Em todos os lugares, estamos suscetíveis a passar por apagões. Geralmente em tempos de ventos fortes, chuvas ou outras condições meteorológicas, um fio ou outro pode se romper e causar um apagão generalizado, deixando bairros ou, às vezes, cidades inteiras sem energia. Quando isso ocorre de forma rápida, aparelhos eletrônicos, como a geladeira, por exemplo, podem sofrer danos significativos e muitas vezes irreversíveis por isso é importante proteger os eletrodomésticos em apagões.
O dano ocorre por conta do pico de energia e flutuações que acabam prejudicando os aparelhos. Para evitar esses problemas e conseguir garantir que cada equipamento tenha sua vida útil preservada ou prolongada, é importante adotar algumas medidas simples, que podem ser feitas rapidamente quando notar alguma inconsistência na energia. Pode ter certeza que fazê-los é muito mais simples do que ter que comprar uma geladeira nova. Confira a seguir.
Conteúdo abordado
Passo a passo para proteger os eletrodomésticos em apagões
Antes de tudo, é importante ressaltar que todas essas dicas servem como precauções. Elas não irão garantir 100% de eficácia caso não sejam feitas conforme for passado no decorrer do texto.
Desligando corretamente os aparelhos
Durante um apagão, a primeira ação recomendada é desligar os eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos para proteger os eletrodomésticos em apagões. Isso inclui refrigeradores, TV, computador e outros aparelhos sensíveis. Desligar os aparelhos evita que eles sejam danificados quando a energia retorna, especialmente se houver picos de tensão.
É importante desligar os aparelhos corretamente, o que significa não apenas apertar o botão de desligar, mas também desconectar da tomada quando possível. Isso garante que não haja corrente elétrica circulando e evita qualquer possível dano causado por flutuações.
Geladeira: um dos equipamentos com maior risco de queimar
A geladeira é um dos eletrodomésticos mais essenciais e deve ser tratada com cuidado durante apagões, pois têm maior risco de queimar. Quando a energia volta, o compressor do refrigerador pode ser afetado por picos de tensão, o que pode danificar o aparelho.
Logo, uma forma de proteger os eletrodomésticos em apagões é usar um protetor de surto, que pode absorver picos de energia e proteger os eletrodomésticos em apagões por completo. Além disso, é importante manter a porta fechada durante a queda de energia para preservar a temperatura interna e evitar que os alimentos se descongelem e deteriorem rapidamente.
Uso de nobreaks
Outra dica que fará diferença para equipamentos eletrônicos sensíveis, como computadores e sistemas de áudio, é investir em um nobreak. Essa é uma excelente medida preventiva, pois um nobreak fornece energia temporária quando há uma queda de energia e protege contra picos de tensão.
Além disso, esse dispositivo pode manter o equipamento funcionando por um curto período, permitindo que a pessoa salve o trabalho e desligue o aparelho corretamente. Quem tem uma geladeira que possui uma unidade de controle eletrônico sensível também pode considerar adquirir um nobreak específico para eletrodomésticos.
Manutenção preventiva
Além de todas as dicas que podem ajudar, e muito, a evitar perdas durante os apagões, manter cada um dos eletrodomésticos em boas condições pode ajudar a protegê-los contra os terríveis danos elétricos.
Para pôr essa dica em prática, basta começar a realizar a manutenção regular dos aparelhos, verificando cabos, tomadas e conexões. Substitua componentes desgastados ou danificados e faça reparos quando necessário. Isso, por si só, já ajudará bastante a evitar grandes problemas quando ocorrer a queda de energia.
A manutenção preventiva também inclui garantir que eletrodomésticos, como a geladeira, estejam funcionando dentro das especificações recomendadas pelo fabricante. Isso pode evitar falhas inesperadas e danos causados por problemas elétricos, por isso traz inúmeras vantagens ao usuário.
Cada uma das dicas mencionadas podem ajudar a evitar a queima de eletrodomésticos. Seguir essas recomendações é uma escolha sábia. Não deixe de anotar tudo o que considerar relevante e colocar em prática na próxima queda de força.